quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CRIME ORGANIZADO X ESTADO DESORGANIZADO!!

Caos instalado!!!E a culpa é de quem????
O Estado continua dizendo que está tudo bem, tudo sob controle. Mais uma vez o Direito Penal símbólico entra em ação! Onde o Estado toma medidas emergenciais, para passar uma "suposta" segurança à sociedade, enquanto tudo vai MUITO mal!!
O Estado deveria ser responsabilizado pela segurança que ele NÃO oferece!
O sistema carcerário vai explodir, disse isso ontem na apresentação do meu trabalho! E NADA é feito, só vejo autoridades na televisão falando absurdos! "Está tudo bem!" TUDO BEM PRA QUEM CARA PÁLIDA?????????!!!!!!!!!
Vamos humanizar as penas!! Párem de achar que o sistema penal é o salvador de todos os males e que uma pena bem aplicada, é uma pena com base na força, com presídios em condições desumanas, degradantes!!!!
Faço minhas, as palavras de Francisco Muñoz Conde:"Não é o delinquente, mas sim a sociedade quem deveria ser objeto de ressocialização!"

4 comentários:

  1. Discordo, não sou a favor de humanizar as penas, a não ser por bom comportamento.

    O que o estado precisa é se coincientizar que esse indivíduo já pagou sua conta com a sociedade e precisa ser ingreçado no mercado de trabalho, para com isso, recuperar a dignidade, senão volta pro crime.


    beeeeeeeeijo Nanda

    ResponderExcluir
  2. Rê,

    Respeito tua opinião. Mas creio que sem a humanização das penas, continuaremos fabricando mais e mais delinquentes!O sistema faliu!Ninguém tem dúvida disso!E continuar negando isso é mais perigoso ainda. Como disse Zaffaroni "o pior inimigo é o que nega a existência da emergência!"
    Selvageria, bárbarie não leva a lugar nenhum, o sistema carcerário é produto da sociedade!Nós que criamos esse caos! Posso citar Dotoiévski que diz:" É possível julgar o grau de civilização de uma sociedade visitando suas prisões." E sede de vingança não leva a lugar nenhum.


    E quanto a profissionalização, escolaridade, esse raciocínio é perfeito!Diria mais, sou a favor de um centro de ressocialização. Massssssss, sabemos q isso é utopia!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. A nossa organização social precisa ser alterada, o sistema prisional é só o resultado final de uma estrutura social de privilégios e exclusão. Foucault disse que: " não há natureza criminosa, mas jogos de forças que, segundo a classe que pertencem os indivíduos, os conduzirão ao poder ou a prisão, nossa sociedade não é de espetáculos é de vigilância, o soberano com uma policia disciplinadora, acostuma o povo a ordem e à obediência. Parabéns pela abordagem de um assunto tão importante e sempre tratado pelo senso comum. Tchau!

    ResponderExcluir
  4. Tão fácil esquecer da história de cada carcerário e julgá-los como marginais, vagabundos, ladrões. Tá mais que na hora de usarmos esses rótulos para a maioria dos políticos, que "cagam" para o que acontece e só pensam em seus Reai$ e em seus benefícios.
    Nosso sistema é podre, des-humano.
    Que tal construirmos mais escolas ao invés de prisões? Que tal tirarmos o manto de senhores de nós mesmo e ver a outra pessoa como um outro legítimo ao invés de tentar enajulá-los como animais (e ainda pensar que isso os reabilitará)...
    A discussão é válida, desde que livre de dogmas e verdades prontas. Ao menos é assim pra mim.

    P.S.: tem uma música do Gabriel O Pensador que diz que "a necessidade é maior que a moral".
    Pensemos nisso...

    Abraço.

    ResponderExcluir