quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Sensibilidade Inteligente!


Pessoas que às vezes querem me elogiar chamam-me de inteligente. E ficam surpreendidas quando digo que ser inteligente não é meu ponto forte e que sou tão inteligente quanto qualquer pessoa. Pensam, então, inclusive que estou sendo modesta.
É claro que tenho alguma inteligência: meus estudos o provaram, e várias situações das quais se sai por meio da inteligência também provaram. Além de que posso, como muitos, ler e entender alguns textos considerados difíceis.Mas muitas vezes a minha chamada inteligência é tão pouca como se eu tivesse a mente cega. As pessoas que falam de minha inteligência estão na verdade confundindo inteligência com o que chamarei agora de sensibilidade inteligente. Esta, sim, várias vezes tive e tenho.
E, apesar de admirar a inteligência pura, acho mais importante, para viver e entender os outros, essa sensibilidade inteligente.
Inteligentes são quase a maioria das pessoas que conheço. E sensíveis também, capazes de sentir e de comover. O que, suponho, eu uso quando escrevo, e nas minhas relações com amigos, é esse tipo de sensibilidade. Uso-a mesmo em ligeiros contatos com pessoas, cuja atmosfera tantas vezes capto imediatamente.
Suponho que este tipo de sensibilidade, uma que não só se comove como por assim dizer pensa sem ser com a cabeça, suponho que seja um dom. E, como dom, pode ser abafado pela falta de uso ou aperfeiçoar-se com o uso. Tenho uma amiga, por exemplo, que, além de inteligente, tem o dom da sensibilidade inteligente, e, por profissão, usa constantemente esse dom.
O resultado então é o que eu chamaria de coração inteligente em tão alto grau que a guia e guia os outros como um verdadeiro radar.



Clarice Lispector


5 comentários:

  1. Fer,
    que em 2011, aprimores ainda mais teu "coração inteligente"! FELIZ 2011!
    Beijo,

    ResponderExcluir
  2. Lindo Post.
    Diria então que tens um coração inteligente, ou ainda mais que escreve com a Alma inteligente..
    Passando pra desejar uma Boa noite beijinhus

    ResponderExcluir
  3. Nossa...como gostei deste texto! Nunca tinha pensado nisso, na sensibilidade inteligente. Agora, depois de ler este texto, reconheço uma grande diferença entre inteligente e sensibilidade inteligente. Prefiro a sensibilidade inteligente. Essa é a que interessa para um bom relacionamento humano. Todos conhecemos verdadeiros génios, pelo menos assim os consideramos, mas que interessa? São-no em determinadas áreas, mas no resto? Não sabemos, não conhecemos. Mas a sensibilidade inteligente nota-se em quase tudo; resolve qualquer problema, está atenta ao que se passa, consegue perceber que o colega ao lado está mal, sente quando ele está feliz; consegue ver através das palavras que alguém escreve o estado de espírito desse alguém; é uma pessoa perspicás; não interessa nada saber o QI dela, o que importa é o que ela mostra ser capaz de fazer. Sabe, ainda bem que vim aqui; nunca achei que era uma pessoa muito inteligente; tirei um curso superior com muito estudo; sempre fui muito aplicada, mas descobri agora que tenho uma grande sensibilidade inteligente. Que bom!!!! Um beijinho e obrigada por este magnífico texto
    Emília

    ResponderExcluir
  4. Verdade, é preciso de uma certa inteligência sensível para captar a atmosfera, como o outro está.
    Perfeito! =)

    Bjaum.*.*.

    ResponderExcluir