segunda-feira, 21 de março de 2011

NÃO SE CALEM! DENUNCIEM!



Personas,

O Rio Grande do Sul tem a primeira delegacia epecializada em crimes virtuais. Crimes como: calúnia, injúrias, difamação, ameaças, entre outros!Não se calem, se estiverem sofrendo este tipo de abusos de lunáticos, doentes, desocupados que se escondem atrás de um computador, DENUNCIEM!
O direito penal ainda está engatinhando nesta seara, mas penso que a tendência é somente crescer, tendo em vista  que estes crimes praticados pela internet tem crescido de forma desproporcional, uma vez que NÃO EXISTIA LEI QUE NOS PROTEGESSE CONTRA ESTES CRIMES! Segue o endereço eletrônico para denúncias, tal delegacia recebe denúncias por twiiter, também.


O Rio Grande do Sul agora tem uma delegacia especializada em crimes virtuais. Com o aumento de delitos desse tipo no Brasil e, também, na região, a Polícia Civil do estado, como parte do plano de reestruturação do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), criou, em 2006, a Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos (DRCI), que foi instalada na última semana. A sede funcionará no prédio do Deic, em Porto Alegre, e as denúncias poderão ser feitas via web, pelo e-mail ou twitter da divisão.

O responsável pela DRCI do Rio Grande do Sul é o delegado Émerson Wendt, que dirige a Divisão de Assessoramento Especial do DEIC e coordena o curso de Inteligência Policial, na Academia de Polícia Civil (Acadepol). Segundo ele, as investigações terão como foco a análise de domínios e a origem de e-mails, que são as principais fontes de fraude.

Além dos comuns delitos relacionados a fraudes bancárias e com cartões de crédito, a delegacia investigará, também, casos de crimes contra a honra (calúnia, injúria e difamação) e ameaças. O delegado, inclusive, lembra que as redes sociais ainda são um "grave vetor" de crimes desse tipo.

A delegacia recebe denúncias pelo e-mail drci@pc.rs.gov.br, pelo Twitter www.twitter.com/drci_rs e, de acordo com Wendt, a divisão planeja a criação de uma página para denúncias online.

No Brasil

Hoje, no Brasil, há poucas delegacias especializadas em crimes virtuais. Mas as já instaladas estão habilitadas para receber denúncias de qualquer parte do Brasil. De acordo com o site Safernet.org.br, especializado em prevenção de fraudes virtuais, além do Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Paraná também possuem divisões próprias para investigações de cibercrimes. Para ver os endereços e canais de contato das delegacias, clique aqui (http://www.safernet.org.br/site/prevencao/orientacao/delegacias). 

2 comentários:

  1. Bom, concordo contigo, e acredito que essas pessoas que cometem esses crimes penais pela internet não passam de gente querendo aparecer. É, até esse tipo de sacanagem agora virou modinha e, já viu né, quando um dá início o restante é "Maria vai com as outras"?

    Fê, queria que você trouxesse o selo 75 para o "e no meio da fuga". Encontra-se na página de selinhos em meu blog :D Espero que gostes.

    Com amor,
    |Cynthia|

    ResponderExcluir
  2. Pois é, e esses lixos são tão doentes que acham que não estão fazendo nada de mais!Que é normal!!Se sentem no direito de ofender as pessoas. Acham que temos obrigação de ler coisas imundas!

    Mas, tudo tem voltaaaa.

    E esses lixos, covardes que se escondem atrás de um computador pra cometer crimes e falar sujeiras uma hora vão ter o que merecem!

    Beijos amoreeeeee.

    ResponderExcluir