segunda-feira, 2 de maio de 2011

Eu me emociono lendo Nietzsche!



Será que sou normal??!Eu dou gargalhadas lendo Nietzsche, gargalhadas de emoção/orgulho pela ousadia, pelo despreendimento que ele tinha e ficou eternizada em seus escritos, pela despreocupação em agradar quem quer que fosse.
Perto da morte ele quis tornar seu ar respirável...
O amor pela escrita, sem usar disso como meio de sobrevivência/capitalista, mas um meio para fugir da completa loucura. Escrevia porque queria ser "ouvido", precisava expor seus pensamentos. Escrevia por necessidade vital, e não por dever. Foi chamado de louco, insano, e hoje é considerado GÊNIO! Considerado como um divisor de águas. Foi toda sua vida mal interpretado, mal que ainda predomina em nossa sociedade, interpretações demasiado estúpidas de gente demasiado estúpidas!

"Nietzsche nasceu póstumo!"


E citando Nietzsche: " Quem sabe respirar o ar das minhas obras, sabe que ele é um ar das alturas, um ar vigoroso!"

"Mas a minha verdade é terrível: pois até hoje a mentira é que foi chamada de verdade...
Meu fado quer que seja o primeiro homem decente, que eu me saiba a antítese contra a mentira de milênios...Só que descobri a verdade, pelo fato de eu ter sido o primeiro a sentir- a farejar-que a mentira era mentira. Meu gênio está em minhas narinas...

...e quem quiser ser um criador, no bem e no mal, tem de ser, antes de tudo, um destruidor e arrebentar valores."

2 comentários:

  1. Que bom que o trouxeste à colação! Podia ser ele realmente louco, mas deixou muitos de nós loucos por suas colocações.
    "E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
    ( Friedrich Nietzsche)

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. No convívio com sábios e artistas facilmente nos enganamos no sentido oposto: não é raro encontrarmos por detrás dum sábio notável um homem medíocre, e muitas vezes por detrás de um artista medíocre - um homem muito notável.

    Nietzche

    ResponderExcluir