domingo, 5 de junho de 2011

Liberdade x Libertinagem




Fico preocupada com determinadas opiniões de algumas pessoas sobre LIBERDADE.
Me preocupa porque tenho a impressão que boa parte não sabe o real significado da palavra. Creio que o que muitos chamam de liberdade é na verdade LIBERTINAGEM!

Não sou moralista, não sou mesmo, cada um que faça o que bem quiser da vida, mas não sou a favor da Libertinagem, sou a favor da LIBERDADE.
Não critico quem gosta de ser libertino, porém  não é o tipo de evolução que procuro como ser humano.
Recebi um e-mail, muito provavelmente, se referindo ao post em que escrevi: " acabou esse negócio de dar sem receber, se não tiver troca, tô fora!"
Bueno, quando fiz o post brinquei com a imagem e com as palavras, e claro, tem que ser sagaz para entender o conjunto todo, não me referia só ao sexo, falava também de amor, amizade, afeto, mas há os que possuem a mente muito limitada.
Bien, no e-mail dizia que eu deveria ser aberta ao amor e ao sexo! Entre outras coisas, ahhh, fico chocada como as pessoas me cuidam, sabia até quantos amigos eu tenho no facebook e suas respectivas localidades! Fiquei rosa cintilante e,  chocada porque nem eu sabia destas informações! Assustador isso!
Mas creio que ele quis dizer que eu deveria ser LIBERTINA.

Respondendo: Não, não acho que DEVO, até porque dever é uma palavra forte quando estamos falando de amor e sexo. Ninguém deve nada. Só sentimos. E paramos de sentir. E não acho que devo NADA e muito menos tu deve achar o que devo ou não devo!

Sugiro que quando não saibamos o significado de alguma palavra, sejamos humildes e, amigos do bom e velho DICIONÁRIO.

Vamos recorrer à ele, vejam o que diz o dicionário:

LIBERDADE: Condição de uma pessoa poder dispor de si; FACULDADE de fazer ou deixar de fazer uma coisa; livre arbítrio; faculdade de praticar tudo aquilo que não é proibido por lei, os usos dos direitos do homem livre.

LIBERTINAGEM: Devassidão, sacanagem.

Que sejamos livres para poder escolher o que queremos ser!E que não venha ninguém ditar regras de como DEVEMOS ser! O que os outros esperam da gente é uma coisa, o que somos é outra!

Bueno, espero ter esclarecido!

5 comentários:

  1. Isso me fez lembrar uma vez que me disseram para eu não confundir Liberdade com Libertinagem! rss
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. É amiga, e-mails como esse além de serem invasivos e desagradáveis denotam que a pessoa não compreende nada além do seu próprio umbigo.
    Parabéns pela reação adequada e na medida.
    Muitos bjs e bom domingo

    ResponderExcluir
  3. Oii Gisaa

    Pois é, não censuro as criticas, mas quando estas são construtivas e inteligentes.

    O que não suporto é esta livre interpretação que as pessoas fazem de outrem e, decretam como verdades absolutas.Certa vez uma pessoa fez isso, acho que ficou remoendo umas bobagens que só exitiam na cabeça dele e, me mandou um e-mail enorme falando uma bobagem pior que a outra, sabe quando tu não tem coragem nem de ler??
    Resultado, nunca mais dirigi a palavra a esta pessoa!Sou meio radical quanto a isso!Não me julguem, me perguntem antes, sou acessível...respondo tudo que me perguntam!
    Gosto de trocar ideias sobre a vida, sentimentos, trocar experiências de vida, etc...mas não venham me dizer como devo ser ou falar bobagem que giro a saia...hahaha

    Ainda mais vindo de gente que nem me conhece!

    Mas isso é típico dos "humanos" amiga!

    Beijos e lindo domingo

    ResponderExcluir
  4. É uma linha mto fácil de se ultrapassar a da liberdade..aí sim, vira libertinagem!! ótimo texto..mto sensato =)

    ResponderExcluir
  5. Olá Fernanda,

    Bom sou seguidor do seu blog, e sempre passo por aqui, gosto muito da sua escrita, do seu blog, e se permitires uma observação...Não perca seu tempo com pessoas, que não sabem o quê fazer com o tempo delas, não é todo mundo que possui a sensibilidade e a inteligência para interpretar um jogo de palavras.
    Sabe Fernanda, acredito que muitas pessoas se preocupem mais em cuidar da vida alheia, por não saberem cuidar da vida delas...
    Pegue esse e-mail, e essas palavras e coloque-as no devido lugar delas, ou seja, na lixeira!
    Afinal! Somente você sabe realmente quem você É!

    Abraço! Gosto muito do seu blog!
    Gê!

    ResponderExcluir