domingo, 3 de julho de 2011



Minha amiga de infância sempre me fala: "Tu tem que anunciar tudo que tu vai fazer e tudo que está sentindo, Fernanda?!" Mas eu tenho essa necessidade vital de falar. Não consigo guardar nada, NADA. Não sei ser dissimulada, se eu não gostar de ti tu vai, com certeza, saber. Eu só me assusto quando ela diz:" tu falou isso?? Não acredito!" Aí caímos na risada!
Não sei disfarçar o que tô sentindo.Não vou fingir um equilíbrio que eu não quero ter. Eu preciso falar...preciso. A vida passa tão depressa, não podemos desperdiçar pessoas e sentimentos.
Mas pago um preço alto demais por essa sinceridade em demasia. não queria ser tão transparente, não queria ter essa falta de pudor pra despejar meu verbo. Essa minha liberdade de ser, como disse Clarice Lispector, ofende! "Ela é tão livre que um dia será presa!"

  Mas a sensação que tenho é que em cada palavra que escrevo tem um pedaço de mim. É como se eu curasse aquela dor através das palavras. É como se eu me sentisse confortada ao saber que alguém vai ler e vai me entender. E vai me entender amorosamente, e não vai me julgar. 

Sempre digo: as palavras são meu INFERNO e minha PAZ. Elas me libertam, mas ao mesmo tempo me prendem.

9 comentários:

  1. Flor, boa tarde...
    Tem coisas que devemos guardar só pra nós mesmo, sabe? Tente fazer uma forçinha, você verá que em alguns aspectos será melhor assim. :)

    bjs doces

    ResponderExcluir
  2. O importante é ser franca e não engolir palavras...

    Adorei o blog!!!!
    Bjs...

    http://mixl-garcia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. É complicado ser super sincera...Eu era assim, mas melhorei muito, não gostava de sentir com a sensação de que falei demais...=/

    Hoje estou aqui para dividir a minha alegria... Obrigada!
    100 seguidores...Como gratidão e com muito carinho fiz um selinho comemorativo...=)
    Passe quando quiser e puder para pegar o que já é seu...<3
    Mesmo que não colecione passe lá para vê-lo
    Bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  4. N acho q falo demais, acho q as pessoas falam de menos, por isso tem milhões de desentendimentos, falta diálogo.

    Beijos meninas!

    ResponderExcluir
  5. Deia,
    Por óbvio q guardo coisas q são minhas, mas não sei ser hipócrita e dissimulada, qd algo me incomoda, falo.
    E creio q todos deveriam agir assim, odeio dizer como as pessoas devem ser, pq cada um sabe de si!E acho pouco elegante dizer como alguém deve ser, mas aconselharia q falassem o q sentem, só isso!
    E a melhor coisa a fazer é saber conviver com cada pessoa e suas peculiaridades, sempre temos algo pra aprender e para ensinar!

    ;)

    ResponderExcluir
  6. Não falei de vc não, falei de mim, eu falava demais, eu meio que me arrependia, por magoar alguém sem necessidade...Por isso mudei...=)
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Paula

    Entendo, não se preocupa. Te entendi. Eu acho que falo a mais, mas não demais. hehehe

    Beijinhoo

    ResponderExcluir
  8. Eu te entendo perfeitamente Fernanda...sou transparente por demais, não gosto de mentira e hipocrisia, sou autêntica e apesar de ter me ferrado inumeras vezes por ser assim eu digo seguramente que não pretendo mudar, acho que o problema não é o que se fala e sim COMO se fala.

    Mas as pessoas realmente estão tão acostumadas com a hipocrisia que quando alguém fala sinceramente o que pensa, é espontânea, elas se assustam.
    Eu tb canso de ouvir: Mas você falou isso mesmo? Meu Deus! Mas logo depois dizem: Sempre quiz dizer isso. Ora bolas então porque não falam, não se colocam não é mesmo?
    Enfim já falei demais viu?rsrs

    É isso, é a minha opinião!

    Grande Beijo, uma ótima semana!
    E quando quiser será sempre bem vinda no meu cantinho.
    http://liviasemcortes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Adorei a parte que diz "não vou fingir um equilíbrio que eu não quero ter..." Talvez essa frase não seja a essência do texto... mas percebo que sempre faz questão de tocar nessa tecla: o desequilíbrio. E acho isso, absurdamente maravilhoso!
    Andei lendo esses dias um livro/manual que ensina a mulherada a ser "poderosa"... No início, até que ele levantou um pouco a minha auto-estima e me ajudou a perceber um milhão de coisas que eu não conseguia perceber. E me ajudou também a manter mais o "equilíbrio", no quesito relacionamento rs... Só que depois de um tempo, percebi também, que esse mesmo livro gira um tanto em torno da figura masculina... Ou seja, como se tornar uma mulher poderosa para o homem, como deixar um homem louco por você, como fazer com que tua indiferença atraia o homem, blá, blá, blá... E comecei achar o livro, que a princípio tinha me "ajudado", um tanto ridículo! [Mas continuo achando a autora incrível em alguns aspectos!] Mas penso que a nossa vida não deve girar em torno do que as pessoas acham, e muito menos do que os homens acham... Acho que o que faz de nós poderosas e poderosos, é exatamente a autenticidade, é não esconder os baixos da vida... Curiosamente, é o nosso desequilíbrio que nos humaniza! [E pra mim, é o que nos torna atrativos!] Passar verniz em nossas fraquezas, faz com que viremos capachos da opinião alheia!
    "Capachos" é exatamente essa, a expressão utilizada no livro para designar aquelas que, em alguns momentos, extravasam as sensações, “vão atrás” e que não mascaram sentimentos... Ou seja, que não conseguem se manter indiferentes à relação!! Pois o homem, como ser predatório deve vir procurar!
    Não concordo!! Penso que a gente deve sim, demonstrar o que sente, apontar o que incomoda, tentar resolver conflitos com diálogos, etc... [E de modo geral, seja com amigos, parentes, filhos... não importa!]
    É lógico!! Se tratando de relacionamentos “amorosos”, se percebemos que a escapatória é não continuar... o que nos resta é seguir! Não vale a pena insistir no que não vale a pena! Mas o nosso guia/coração saberá o momento de parar! [Não há REGRAS para isso!!]
    Mas uma coisa interessante, aprendi no livro em questão... a mulherada fica enlouquecida com o silêncio masculino e começa a se culpar por fulano ter sumido... puríssima verdade! E o mais curioso, ELES sabem disso! [E começam a fazer joguinhos quando não estão realmente interessados] O que é ridículo! Brincar com sentimentos alheios é sinônimo de pobreza de espírito! Mais um motivo pra que a gente caia fora! Quem quer, se mantém presente, não foge... pura covardia!! “Os que somem não são confiáveis.” [Adoro essa citação!]
    Por isso, é preferível falar, expor o que se sente de verdade [mesmo que não seja o esperado pela outra parte], pois o silêncio tortura! E é medíocre, em algumas situações!
    Acho melhor, sermos desequilibrados,“capachos", extravagantes, extremamente sinceros, ou seja lá o que for... do que magoarmos os outros com palavras não ditas...



    Fernanda, parabéns pelo blog!
    E mais que um blog, ele é um DIVÃ!

    Abraço!

    ResponderExcluir